domingo, 9 de junho de 2013

O QUE É IGREJA NO SENTIDO BÍBLICO?





Afinal, o que é Igreja?

Sem dúvida esse é um tema muito debatido, porém, pouco compreendido atualmente. A confusão começa já em Mateus 16 vers 18. O Senhor Jesus fala em edificar a Igreja no futuro (naquele momento ainda era Velho Testamento), e também diz a Pedro (PETROS) que sobre a rocha (PETRA) seria edificada essa Igreja.

 Como na maioria das traduções tanto PETROS como PETRA viraram Pedra, o ''jeito'' é perguntar ao próprio Pedro quem é a Pedra(Rocha)? 1 Pedro 2. 4-10 (Leia e tire suas conclusões),se persistir a dúvida pergunte a Paulo quem é a Pedra(Rocha)? Efésios 2.20,21.
Na verdade a rocha sob a qual seria edificada a Igreja foi a revelação que foi dada a Pedro, que Cristo é o Filho de Deus. O Próprio Cristo é a rocha, a pedra de esquina.

No novo testamento (que começa após a morte de Cristo, portanto em Atos), a Igreja é formada no dia de pentecostes com a descida do Espírito Santo, aquelas pessoas que passaram a falar línguas estrangeiras foram as primeiras a formar o Corpo de Cristo. Em Atos, Deus aborda a Igreja em seu sentido geral (os salvos em Cristo) a própria Bíblia afirma que o próprio Senhor acrescentava todos os dias à Igreja os que iam sendo salvos (Atos 2.47). Dessa forma a Igreja do Senhor Jesus só tem os salvos por ele, e não os que talvez se salvem (como é pregado hoje em dia).

Nas epístolas encontramos o outro aspecto da Igreja , o aspecto local. A palavra Igreja vem do Grego Ecklesia que significa "ajuntamento de pessoas" para entender isso, basta ler Romanos 16.3-5, Paulo fala da Igreja que se reunia na casa dos irmãos Áquila e Priscila, ou seja o ajuntamento de pessoas que congregavam ali. Tudo o que passar disso provém do homem religioso que na tentativa de ''modernizar as coisas de Deus'' acaba distorcendo os planos e desígnos divinos.

O que existe hoje são denominações, que basicamente são instituições religiosas com sua base no Judaísmo, Mitraísmo, Filosofias de auto ajuda e mais recentemente nas religiões de matrizes africanas, enfim, uma amálgama extremamente confusa até para os seus adeptos e membros. Todo esse sistema eclesiástico é chamado de '' A Grande Casa'' na carta a Timóteo, nesse lugares existem salvos por Cristo( a igreja), mas existem também lobos e enganadores é o joio e o trigo. Resumindo a Igreja não é uma denominação, os verdadeiros cristãos que congregam lá ou seja aonde for é que são a Igreja de Cristo.

Nos próximos posts estaremos explicando o porquê não frequentamos nenhuma denominação, apenas congregamos em Nome do Senhor Jesus Cristo junto com os irmãos nas casas. Sugiro a Leitura das Epístolas a Timóteo onde Paulo fala da Grande Casa e da importância de sair dela mas sem deixar de congregar. Fiquem na Paz Amados e Procurem fazer uma leitura diária da Bíblia de forma contínua e linear. Graça e Paz.








Um comentário:

  1. Quero lhe dar os parabéns e glorificar ao Senhor Deus por sua vida. Essas frases refletem a ortodoxia bíblica, conhecimento sadio de profundas verdades extraídas das Escrituras. Tenho sido profundamente edificado com tais máximas e oro ao Senhor para que o amado irmão continue nessa caminhada, edificando, repreendendo, corrigindo, consolando e exortando o Corpo de Cristo. Ao amado em Jesus, deixo a amorosa exortação feita pelo escritor sacro:

    "Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis." (Hebreus 6:10).

    Fruto do Espírito

    Minha Fan Page

    Discípulo de Cristo

    Em Cristo,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir